terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Dicas úteis: o que levar para se hospedar em hostel.


Nunca ficou em um hostel antes? Não sabe o que levar e nem como funciona? Bom, pra começar, saiba que existem hostel de todos os tipos. Hostels mais festeiros, mais famílias, mais informais, mais sérios, alguns tem até crianças e idosos. Tem uns que parecem hotéis e tem uns que parecem repúblicas. Tem de tudo! Depende do seu perfil, você é que escolhe qual é o seu tipo.

Geralmente os hostels oferecem quartos privativos (não vale a pena, são bem mais caros) ou dormitórios compartilhados (de 4, 6, 8 pessoas ou até mais), com banheiro dentro do ou fora do quarto, alguns tem bar, lavanderia, sala de TV, cozinha, wi-fi, café da manhã. E até tem alguns com piscina, sauna e salão de jogos. E é claro, quanto menos privativo, mas barato é a diária. Em geral. o que você pode esperar dos hostels é uma hospedagem sem frescuras, sem luxos. de baixo custo (tem exceções), onde você vai fazer amigos facilmente e conhecer gente de todos os lugares do mundo! Mas se você não curte essa coisa de dormir num quarto com estranhos, compartilhando banheiro, sem luxos, sem serviço de quarto ou camareira, então hostel definitivamente não é pra você.

Para os que topam essa vida de hostel e ainda são novatos no assunto, aí vai uma lista de coisas úteis para levar daqui e não ter surpresas quando chegar lá:

1. Cadeado
Leve um cadeado, se possível dois. Às vezes as malas não cabem nos lockers e acabam ficando ali do lado da cama mesmo. Então vai um para o locker (para coisas de valor, passaporte etc) e outro pra sua mala/mochila (opcional). É muito raro ser furtado em hostel, mas acontece. Então mantenha tudo trancado para evitar problemas. Pra facilitar, melhor ainda se for aquele cadeado TSA, que abre com uma sequência de números. Eu já acabei perdendo a chave do meu cadeado uma vez e tive que pedir para estourar pra abrir o locker.

2. Lanterna
Se você está dividindo o quarto com outras pessoas, seja educado. Evite acender a luz se você chegar muito tarde ou acordar muito cedo e o pessoal estiver dormindo. Use uma lanterninha para achar suas coisas no quarto escuro, pode ser até a lanterna do seu celular. 

 3. Necessaire
Leve suas coisas de higiene pessoal (banho) em uma necessaire, melhor ainda se for aquela com gancho para pendurar no banheiro, já que nem sempre tem onde colocar. Nos hostels você não deixa suas coisas no banheiro, afinal ele geralmente é compartilhado. Então isso facilita muito nesse leva e trás diário. Vale levar escova e pasta de dente em outra necessaire pequena separada também.

4. Toalha
Nem todo hostel fornece toalhas gratuitamente, geralmente eles alugam, mas nem sempre são boas. Então leve a sua se você tiver espaço na mala. Para os que não tem muito espaço, vale levar uma toalha de microfibra que seca mais rápido e ocupa metade do espaço de uma toalha comum. Em último caso, alugue.

5. Protetor auricular e tapa-olhos
Esse é para os que se incomodam com barulho e luz ligada. Nunca se sabe quando você vai encontrar um colega de quarto que ronca, ou um hostel barulhento (geralmente os que tem bar perto dos quartos), muito menos quando alguém vai acordar mais cedo que você ou chegar de madrugada e precisar ligar a luz do quarto. Você encontra protetores em farmácias e nos kits de avião, tapa-olhos também podem vir em kits de avião ou você facilmente encontra em lojas de departamento. Dica: Se quer evitar o barulho, evite ficar em party hostels.

6. Adaptador universal e Benjamin
As tomadas são diferentes em cada país, então se vai para fora do Brasil, vale levar um adaptador universal. Todos os dias você vai ter que carregar seu celular, bateria da câmera ou notebook. Alguns hostels alugam adaptadores, mas é mais fácil comprar um e já garantir o seu para todas as outras viagens. Vale levar um adaptador Benjamin também, caso queira carregar tudo ao mesmo tempo.

7. Chinelo
Hostels tem banheiros compartilhados, ou dentro ou fora do seu quarto. Então leve um chinelo para tomar banho, ir no banheiro e andar por lá. Não é muito legal ficar pisando descalço em pocinhas de água suja, né? Levar chinelos é uma coisa básica, mas muita gente esquece ou acha desnecessário.

8. Mala/mochila leve
Para se hospedar em hostel é melhor ir com pouca bagagem. De preferência, somente uma mala/mochila média e bem leve. Os quartos geralmente são pequenos, e você vai passar apuros com uma mala enorme no quarto, pior ainda se forem duas malas. Além de nem todo hostel ter elevador, talvez você tenha que subir 4 andares de escada sem ajuda! É como dizem: "pack lighter, go further". 

E você tem alguma "dica de sobrevivência" em hostel que a gente tenha esquecido ou que só você saiba? Compartilha com a gente! 

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...