terça-feira, 14 de abril de 2015

Seguro Viagem: fazer ou não fazer?



Vai viajar para fora do país? Então nem pense em ir sem seguro viagem! Ele geralmente cobre despesas médicas, odontológicas, medicamentos, hospitalizações, bagagens extraviadas, roubos e furtos, voos perdidos ou cancelados etc. Ninguém espera ter problemas durante alguma viagem, mas infelizmente acidentes e imprevistos acontecem com qualquer um. Por mais saudável e sortudo que você seja, não tem como prever que algo errado vá acontecer.

Se você estiver viajando para a Europa, o seguro viagem no valor mínimo de € 30.000 é OBRIGATÓRIO para os países que fazem parte do Tratado de Schengen (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça). O mesmo se repete para Cuba, a diferença é que se pode adquirir o seguro até mesmo no aeroporto. E finalmente, se seu interesse é estudar como intercambista na Austrália, também deverá contratar um seguro viagem equivalente à sua estadia.
No caso da Europa, você pode até ser impedido de entrar se não tiver o seguro. Eles raramente solicitam o comprovante na imigração, mas é melhor não arriscar.

De qualquer forma, recomendamos que você faça o seguro mesmo que não seja obrigatório no país em que você vai entrar. Ninguém espera se machucar ou ficar doente durante uma viagem, mas pode acontecer, e despesas médicas são extremamente caras em qualquer país (lembrando que nem todos dispõem de serviço de saúde totalmente gratuito e público). O preço do seguro varia dependendo do destino e da seguradora. Três semanas na Europa, por exemplo, fica em média R$250. Já as despesas médicas são com certeza fora do orçamento de qualquer viajante. Para se ter uma ideia, o custo médio diário de uma internação médica nos Estados Unidos é de U$ 1960, segundo o Kaiser Family Foundation.

Como diz o velho ditado: é melhor prevenir que remediar.

Como comprar o seguro
Existem várias seguradoras que oferecem o serviço de seguro viagem, e cada uma possui uma cobertura diferente. Pesquise, leia atentamente as cláusulas, saiba quais são os serviços incluídos, qual o valor da cobertura e o preço. E então, depois disso, escolha aquele que mais se adequa ao que você precisa para a sua viagem.

Nós indicamos os seguros da World Nomads e da Mondial. São dois dos melhores e mais utilizados por viajantes do mundo inteiro. E são os que nós utilizamos em nossas viagens. A World Nomads é recomendada pela Lonely Planet e pela National Geographic e é muito popular entre os mochileiros, mas a compra é feita toda em inglês e o pagamento é em dólares. Já pela Mondial, uma das mais conhecidas no Brasil, o processo de compra é feito todo em português e o pagamento é feito em reais. Os dois diferem nos preços, valores de cobertura e serviços, então escolhemos um ou outro dependendo das nossas necessidades.


Para fazer a compra, é só entrar no site da seguradora escolhida (World NomadsMondial, ou qualquer outra de sua preferência) e preencher o formulário com as informações solicitadas (países de destino, país de origem, data de embarque e retorno, idade etc.). Eles irão dar a cotação de duas ou mais opções de seguro para você escolher (um básico e um mais top), mas o básico é o suficiente para quem não vai praticar esportes radicais. Em seguida, preencha seus dados pessoais e pague. Depois da compra, a apólice é enviada por e-mail (um link ou um pdf). Imprima e guarde na sua carteira ou mantenha o arquivo salvo no seu celular. O importante é ter sempre com você durante toda a viagem.

Não há necessidade de fazer o seguro com muita antecedência, mas procure fechar isso no mínimo 1 dia antes de viajar.

Dica: Se a sua escolha for pela Mondial, utilize nosso código de desconto de 15%: 2017AFL (válido até 31/12/2017).

E durante a viagem, como funciona?
Caso precise acionar o seguro por algum motivo durante a sua viagem, ligue para o telefone indicado e informe o número da sua apólice. Explique o problema e eles dirão como proceder, o que fazer ou onde ir. Siga as instruções passadas e pronto.

Seguro feito? Agora aproveite sua viagem!

Aviso: nós ganhamos uma pequena comissão se você comprar o seguro viagem clicando nos links e banners do blog. Mas você não paga nada a mais por isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...