segunda-feira, 19 de junho de 2017

Roteiro: o que fazer em Mainz (Alemanha) em 1 dia

Eu tinha muitas opções de cidades próximas a Frankfurt para um bate-volta, mas decidi ir para Mainz somente porque era a cidade natal de Johannes Gutenberg e onde tem um museu dedicado a ele. Um nome muito comum pra quem é designer como eu, mas nem todos sabem quem foi esse cara. Gutenberg é o inventor da prensa móvel e é considerado o pai da imprensa. Você talvez não esteja muito interessado em prensas e processos de impressão, mas posso falar que Mainz é muito mais que seu filho ilustre. A cidade também é conhecida como “a capital do vinho”, além de já ter sido um antigo forte romano no século 1 a.C. (até hoje podem ser vistas algumas ruínas dessa época na cidade). Qualquer que seja seu motivo, Mainz é um lugar incrível que vale a pena visitar!





Como chegar
Mainz é perfeito para um bate-volta a partir de Frankfurt. O jeito mais fácil de se chegar lá é indo de trem. O trajeto leva menos de 40 minutos e os trens partem mais ou menos a cada 15 minutos da estação central de Frankfurt.

O que fazer
Mainz é uma cidade muito pequena, em metade de um dia dá para ver todos os ponto turísticos da cidade, e todos eles ficam próximos da estação de trem, então pode se fazer tudo a pé.


Gutenberg Museum

Foto (esquerda): Willi Heidelbach (Wikipedia)


O museu é dedicado ao Johannes Gutenberg, o cara que me fez vir pra essa cidade! Apesar de ser dedicado a ele, o museu engloba não somente esse tema, mas toda a história da tipografia ao redor do mundo. Quer saber mais sobre o Gutenberg e sobre o museu? Veja essa matéria da DW que explica melhor.


Dom St. Martin (Catedral de Mainz)

A Catedral St. Martin é o ponto turístico principal da cidade. Ela é uma das igrejas mais antigas da Alemanha, sua construção teve início em 975 d.C.

Augustinerkirche

Essa igreja barroca começou a ser construída em 1768 e todo seu interior ainda é original dessa época, incluindo o órgão e o incrível afresco do teto.


Augustiner Straße


A Augustiner é uma rua pedonal cheia de lojas, restaurantes e bares de vinho. E a cada esquina, você encontra uma ruazinha mais bonita que a outra!


Kirschgarten




Na área da Kirschgarten, além estar rodeado por várias construções tradicionais super charmosas, aqui você encontra várias lojinhas e cafés. É uma das áreas mais fotografadas de Mainz.


Markt (praça central)


Essa pracinha central é cercada de construções antigas, e em alguns dias da semana acontece uma feira livre.


E não é que a terra do Gutenberg (e do vinho) é incrível? É um bate-volta imperdível, aproveite!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...